Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, março 18, 2006

812. Comentários finais aos Óscar 2006



Agora que já tive a oportunidade de visionar todos os filmes principais em competição na edição deste ano do Óscar vou lançar umas notas adicionais:

- Confesso que, perante os cinco filmes nomeados para melhor filme, não vejo nenhuma obra prima, o que torna a escolha difícil. Munich é, na minha opinião, o mais fraco dos cinco filmes nomeados apesar de ter alguns pontos a seu favor (reconstrução da época, fotografia). Capote é um bom filme mas nunca consegue ser maior que a interpretação que suporta. Brokeback Mountain é um filme em que a excelente realização de Ang Lee e a magnífica interpretação de Heath Ledger não me parecem suficientes para colmatar algumas insuficiências que o filme tem. Good Night, and Good Luck é um filme minimalista, muito linear, sem ambiguidades, feito para passar uma mensagem política. É eficaz no seu objectivo mas analisado apenas como um objecto de arte (deste caso da sétima) fica aquém de ser excelente. Crash tem inúmeros problemas na estrutura do seu argumento, ou seja, na dimensionalidade das suas personagens e na construção das situações. Apesar de ser um filme apelativo na mensagem e na imagem não deslumbro características especiais que o façam merecer o Óscar. Os melhores filmes do ano, na minha opinião, não estão entre os nomeados;

- Considero que o Óscar de melhor realizador foi bem entregue a Ang Lee. É um prémio que já chega atrasado e que vem premiar uma excelente gestão de sentimentos, personagens e espaços em Brokeback Mountain;

- Falta-me ver A History of Violence mas concordo que o argumento de Brokeback Moutain é o melhor dos quatro filmes que estavam nomeados para Melhor Argumento Adaptado. Já Paul Haggis (Crash) vencer o Óscar de Melhor Argumento Original não tem a minha concordância já que achei o argumento de Syriana ou Match Point muito melhores.

Ver ainda: 804. Óscar 2006

2 Comments:

  • At 2:56 da tarde, Blogger Alien David Sousa said…

    Oi, viste o THE WEATHER MAN com o Nicolas Cage?
    Escrevi um texto sobre este filme no meu Blog. Esta aí um filme que gostava de saber a tua opinião. Concordo com quase tudo o que disseste sobre os filmes dos Oscares...mas queria mesmo saber a tua opinião sobre o filme que mencionei.

     
  • At 8:19 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Alien,

    És a segunda pessoa que me recomenda esse filme mas ainda não vi. Já estreou em Portugal?

    Abraço,

     

Enviar um comentário

<< Home